Stellenbosch

Terra dos Vinhos

Se você é um amante do vinho o primeiro lugar que você vai querer estar em Cape Town é Stellenbosch, você irá sonhar com as vinícolas, correr para as vinhas, passear nos casarões antigos e, com certeza desejará estar com uma taça na mão para uma foto clássica.

Sendo a segunda cidade mais antiga da África do Sul Stellenbosch é a principal sede dos vinhos sul-africanos. É uma região conhecida internacionalmente.

Adriana Oliveira

Com mais de 150 fazendas de vinhos tendo uma natureza maravilhosa com uma biodiversidade fantástica, você encontrará nas suas visitas histórias clássicas que remetem o início da vinicultora local que foi em 1679.

Com solos ricos em arenito por ser originário do fundo do mar e locais singulares, perfeitamente indicados para variedades de cultivo de uvas, assegura para Stellenbosch um domínio a vinificação sul-africana.

Na geografia ela tem colinas e altas montanhas que é uma característica marcante da região. Não é com muito declive e, com isso a plantação pode ir para o alto sem problemas, tendo vinhas crescendo à 250 m e à 620 m acima do nível do mar. Nas regiões mais baixas o solo é de argila sedimentar em decomposição.

O que acontece com este solo de argila é que ele tem ótima eficácia de acúmulo de água, sendo assim a planta retira um teor de umidade adequada até a hora da colheita.

O clima é ótimo, de mediterrâneo, com invernos frios e úmidos e verões secos e quentes.

Hoje temos muitas regiões produtoras de vinhos, eu mesma aqui já mencionei duas, Somerset West região de Helderberg e Swartland situada ao norte de Cape Town.

Stellenbosch foi a região que inaugurou a primeira rota nas vinícolas sul-africanas.

De todos os destinos turísticos de quem chega na África do Sul Stellenbosch é passagem obrigatória.

Há qualidade da hospitalidade das vinícolas é algo de sofisticação, você não irá se arrepender em conhecer a região, algumas têm seu próprio restaurante e com “Chefs” fantásticos.

Outras terão para oferecer sua própria hospedagem, que sempre será um charme à mais para desfrutar e apreciar.

São vinícolas de várias características e particularidades e atende a todos, casais, amigos em uma trip, família e claro aventureiros.

Algumas oferecem maravilhosos ”picnics” em seus campos verdes e bem arborizados.

 Tem até o festival da colheita onde você consegue desfrutar o dia e fazer ”picnic” e pisotear nas uvas — que tal, você não pode perder está experiência, não esquecendo das suas degustações, para um enófilo o que mais importa é sempre estar levantando uma taça ao seu melhor vinho do momento e celebrar sempre.  http://www.delheim.co.za/news-events/facebook

Delheim Wines

 

 

 

 

 

Lucie Capkova

Você encontrará também os “Markets” nas vinícolas, são pequenos mercados com artesanatos e comidas locais e do mundo e passar um dia super agradável e claro degustando os melhores vinhos. Normalmente eles acontecem aos sábados e domingos.

Se você desejar estar aqui no verão principalmente em fevereiro não deixe de ir no“Stellenbosch Wine Festival” você irá conhecer as principais vinícolas locais e degustar seus vinhos. São 3 dias de festa, música e taça na mão. Veja o link aqui  https://www.stellenboschwinefestival.co.za

Adriana Oliveira

Outro evento importantíssimo é o ”WINES OF SOUTH AFRICA (WOSA)” é uma organização industrial sem fins lucrativos que promove a exportação de todo o vinho sul-africano nos principais mercados internacionais. Também para jornalista, blogueiros e amantes desta bebida dos deuses.

http://www.wosa.co.za/home/

WINES OF SOUTH AFRICA (WOSA) 2015
Adriana Oliveira

Estarei lá novamente e você ?

Não vai perder esta oportunidade!

 

Cheers